Mosquitos

Mosquitos e pernilongos são nomes dados ao mesmo tipo de inseto. Em algumas regiões do Brasil, o termo mosquito também se refere a pequenas moscas, como as moscas das frutas (Drosophilas). Os adultos dos pernilongos são alados, possuem pernas e antenas longas. Alimentam-se de seiva de plantas, porém as fêmeas da grande maioria das espécies são hematófagas, ou seja, alimentam-se de sangue. Possuem esse hábito, pois necessitam de sangue para gerar maior energia para o desenvolvimento de seus ovos. O ciclo de vida dos pernilongos ocorre no ambiente aquático (ovo, larva e pupa) e no ambiente terrestre (adultos alados).
 
Em todo mundo, existem milhares de espécies de pernilongos e muitas delas são consideradas pragas, vetores de transmissores de muitas doenças. No Brasil, encontramos grande diversidade de espécies, sendo as dos gêneros Anopheles, Aedes e Culex, as principais para a saúde pública. Anopheles, por exemplo, é importante transmissor da malária em muitas regiões do planeta e na região amazônica da América do Sul. 

 

Nas áreas urbanizadas do Estado de São Paulo, assim como em outras regiões brasileiras, existem duas espécies principais de pernilongos: Aedes aegypti (mais conhecido como o transmissor da dengue e febre amarela) e o pernilongo comum, Culex quinquefasciatus. Apesar do incomodo, nenhuma doença é associada à picada do pernilongo do gênero Culex no Estado de São Paulo. Em alguns locais da região nordeste do Brasil, ele pode ser transmissor de parasitas causadores da elefantíase.

 

 

Pernilongo do gênero Anopheles

Aedes aegypti

Culex quinquefasciatus

Biologia de Culex e Aedes

 

Aedes aegypti possui hábito predominantemente diurno, com picos de atividade no início da manhã e no final da tarde, enquanto que o pernilongo comum possui atividade durante a noite. Essas duas espécies podem ocorrer durante todo o ano, mas são mais comuns no verão, período mais quente e úmido e que favorece seu desenvolvimento. 
 
As fêmeas do gênero Culex colocam seus ovos preferencialmente em água com excesso de material orgânico ou mesmo em águas poluídas. Seus ovos são colocados diretamente na água, num conjunto de 100 a 300 ovos e os adultos vivem de 30 a 60 dias. As fêmeas de Aedes aegypti colocam seus ovos em água limpa e sombreada, nas paredes recipientes artificiais, próximo à linha da água. Os ovos de Aedes podem resistir à falta de água por até 1 ano e os adultos vivem cerca de 45 dias.

Fêmea de Culex fazendo postura de ovos

Ciclo de vida do Aedes aegypti

 

O ciclo de vida de ambas as espécies, em condições ideais, desde a oviposição, desenvolvimento das larvas, formação da pupa e eclosão da forma alada, dura entre 07 e 15 dias. Esses pernilongos também estão perfeitamente adaptados as condições urbanas. Os do gênero Culex podem se reproduzir em córregos poluídos, lagos, redes de esgoto e águas pluviais, etc. Os do gênero Aedes se reproduzem em ampla variedade de locais, em recipientes artificiais como, por exemplo, caixas d’água, latas, copos, pneus, pratos de vasos para plantas, suportes de ar condicionado e todo material inservível que acumule água, bem como na estrutura da própria vegetação, como axilas de folhas de Bromélias e ocos de árvores, incluindo bambu.

 

 

1 a 2 dias 

2 a 3 dias 

4 a 5 dias 

Prevenção contra mosquitos

 

  • Evitar água parada.

  • Sempre que possível, esvaziar e escovar as paredes internas de recipientes que acumulam água.

  • Manter totalmente fechadas as cisternas, caixas d’água e reservatórios provisórios tais como tambores e barris.

  • Guardar latas e garrafas emborcadas para não reter água.

  • Limpar, periodicamente, as calhas dos telhados, marquises e rebaixos de banheiros e cozinhas, não permitindo o acúmulo de água.

  • Drenar terrenos e valas onde ocorra formação de poças.

  • Não acumular latas, pneus e garrafas.

  • Encher com areia ou pedra os poços desativados ou depressões de terreno.

  • Manter permanentemente secos subsolos e garagens.

  • Remover mecanicamente os criadouros artificiais, como copos, potes, pneus, materiais inservíveis, etc.

     

Ligue agora!

(11) 4117 8040

Whatsapp

(11) 9.8738 0203

Facebook

Curta nossa página

  • Facebook Clean
  • download.png

© 2010 Desenvolvido por NBcpp CO.